sábado, 8 de maio de 2010

A Historia de Messias - DOGMAS BÍBLICOS

DOGMAS BÍBLICOS E POR DECRETO

Na manhã de domingo, Messias se levantou mais cedo e começou a organizar os documentos e a separar os livros que levara para discutir com Fábio a respeito dos assuntos polêmicos da Igreja. Enquanto organizava os papéis, Fábio se levantou e foi direto para a cozinha preparar o café. Após o café, Messias convidou Fábio para mostrar um pouco de seu acervo e documentos secretos.

-Bem, Fábio, eu te chamei aqui, pois tenho sofrido muito e venho buscando respostas. E sempre que busco uma resposta, fico mais confuso e, em algum momento, até minha fé diminui. Vou te falar um pouco de como e quando minha vida tomou essa direção para melhor compreender. Tudo começou quando do acidente de minha família: minhas visões ou meus pesadelos...

Após quase uma hora falando, Messias reportou com detalhes a sua ida à capital, lembrou do pregador, dos sonhos da compra dos livros, enfim contou tudo com riqueza de detalhes. Após ter escutado atentamente, Fabio exclamou:

-Puxa vida, Messias! A coisa é muito mais séria do que pensamos!...............

........................A existência de Deus não apenas é objeto do conhecimento da razão natural, mas também é objeto da fé sobrenatural. O Concílio Vaticano I (1869-1870), sob Pio IX (1846-1878), declarou em 24 de abril de 1870:
"A Santa Igreja Católica Apostólica e Romana crê e confessa que existe um único Deus Verdadeiro" (Dezembro de 1872).

Este mesmo Concílio condenou como herética a negação da existência de Deus:
"Se alguém negar que apenas Deus é o Verdadeiro Criador e Senhor das coisas visíveis e invisíveis, seja excomungado"

-Veja como esse decreto mostra o autoritarismo da Igreja naquela época. Se eu não acredito nas coisas de Deus, eu não acredito na Igreja, sendo um ateu porque a Igreja tem a ver comigo me prometendo punição, se quem irá punir o ateu é o próprio Deus lhe negando a salvação.

A prova de Deus está nas Escrituras. Só a fé nos dá essa certeza. Em Hebreus 11,6 nos fala sobre a fé.
"Sem a fé, é impossível agradar a Deus, pois é preciso que quem se acerque de
Deus creia que Ele existe e que é remunerador dos que O buscam".

-Outra das declarações da nossa Igreja.

Possibilidade de reconhecer a Deus como a única luz da razão natural.
- O concílio Vaticano I (1869-1870), sob Pio IX (1846-1870), declarou:
"Se alguém disser que Deus vivo e verdadeiro, criador e Senhor nosso, não pode ser reconhecido com certeza pela luz natural da razão humana por meio das coisas que foram feitas, seja excomungado." . A mesma Santa Mãe Igreja sustenta e ensina que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser reconhecido, com certeza pela luz natural da razão humana partindo das coisas criadas.
-O Concílio apresenta os seguintes elementos:
“O objeto de nosso conhecimento é Deus uno e verdadeiro, Criador e Senhor nosso; é, portanto, um Deus distinto do mundo e pessoal”.
“O princípio subjetivo do reconhecimento é a razão natural em estado de natureza caída”.
“Os meios do reconhecimento são as coisas criadas”.
“Esse reconhecimento é por si um reconhecimento certo”.
“E é possível, ainda que não constitua o único caminho para chegar a conhecer a Deus”.
“A Escritura nos mostra a verdadeira fonte de inspiração da existência de Deus”.
"Porque desde a criação do mundo, a invisibilidade de Deus, Seu eterno poder e Sua divindade são conhecidos através das criaturas, de modo que são inescusáveis" (Romanos 1,20).

Para nós, Fábio, a idéia de Deus não é inata, mas temos a capacidade para conhecê-lo com facilidade e, de certo modo, espontaneamente, por meio de Suas obras e das Escrituras Sagradas.

-Messias, espere um pouco! Você está lendo para mim algo que nós já estudamos e conhecemos todos os decretos e dogmas que você fez referência.

- Sim, Fábio, eu sei, só que eu estou te mostrando, os questionamentos e uma análise como a Igreja tenta engessar os seus seguidores com os dogmas. Métodos que impedem que as pessoas adquiram o conhecimento verdadeiro das Escrituras. Pessoas como eu, que buscaram e analisaram, e tiveram coragem de questionar alguns dos elementos dos dogmas e dos motivos que levaram a igreja a adotá-los, foram condenadas pela Igreja, o que, de certa forma, nos dá uma outra visão da santidade dos homens que dirigem a Igreja em todos os anos de sua existência. Com isso descobrimos o porquê da imposição por decreto de alguns dogmas.

-Você está duvidando da Bíblia? Da existência de Deus? Dos dogmas? Dos dirigentes? Onde quer chegar, Messias?

- Não, Fábio, veja como é difícil questionar. Ao contrário quero é fortalecer minha fé através da apuração do que de fato é um dogma verdadeiro ou casuístico. Não aceito um dogma só porque o Concílio ou um papa decretou, mas sim pelas palavras de Deus contidas na Bíblia. É aí que quero chegar. Vejamos onde os dogmas devam ser considerados ou não:
*E existência de Deus;
*A Unicidade de Deus;
*Deus é Eterno;
*Jesus filho de Deus;
*Santíssima Trindade.

Nenhum comentário: