sábado, 8 de maio de 2010

A Hist'oria de Messias - Umbanda e Sincretismo

UMBANDA E SINCRETISMO

-Você sabe o que é Umbanda? E qual a relação dela com nossa Igreja?

-Bem, sei o que é a Umbanda, mas não vejo relação direta com nossa Igreja.

-Em se tratando da Igreja a nível nacional não, mas na maioria dos grandes centros, principalmente na Bahia e Rio de Janeiro, a Igreja convive com umbandistas em relacionamento bem próximo.

-Me explique melhor?

-Então, muita atenção para entender bem o que vou te mostrar. Desde o início as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, valorizando a freqüência aos ritos e sacramentos da Igreja Católica. Essas seitas buscaram esse sincretismo e paralelismo como forma de evitar as perseguições da Igreja Católicas, prova da intolerância. Lembro-me quando ainda criança em minha cidade não existia outras religiões, o que imperava era o Catolicismo, quando em um dia de domingo na única praça da cidade, estacionou um velho caminhão com uma lotação expressiva de homens, mulheres e crianças de uma Igreja evangélica, vindo de outras cidades. Como nas pequenas cidades nada passa desapercebido, um grupo de beatas se reuniram orientadas pelo Padre da cidade, envolveram alguns outros fanáticos e crianças e começaram a apedrejar os crentes, como eram chamados, que tiveram de sair às pressas para não serem linchados.
Assim aconteceu com o candomblé na Bahia, o xangô em Pernambuco e muitos outros pelo Brasil afora. O motivo dessa relação que considero promíscua e pecaminosa, hoje possui um outro objetivo. Antes interesse dos umbandistas agora por comodidade da igreja e não ter como impedir essa relação que se incorporou em alguns centros, como um caminho sem volta, e ainda, por parte da Igreja, uma forma de manter o maior número de fiéis nas igrejas, mesmo que para isso tenha que aceitar o inaceitável. Vou te mostrar a relação dos deuses do Umbanda com os Santos católicos por nomes, são as sete linhas do Umbanda:

Nenhum comentário: